Instalação

O primeiro passo a ser dado deverá ser a localização do sinal da antena emissora (usualmente de empresa concessionária de telefonia celular da região) e identificação de sua frequência.

Após a identificação da frequência a ser utilizada, deve-se verificar a intensidade de sinal em dBm. Esta verificação de banda e intensidade de sinal deve ser realizada com aparelho celular conectado direto ao cabo da antena coletora ou um analisador de espectro conectado direto ao cabo da antena coletora. O sinal encontrado, já amplificado, deverá ser superior a -70dB , caso contrário, procure outro local para realizar a instalação.

Após a verificação da viabilidade do sinal e a frequência da localidade, deve-se adquirir aparelhagem adequada para o funcionamento correto do sistema.

Procedimento de instalação

Após a definição do local para instalação , deve-se iniciar a montagem do sistema. O processo abaixo tem como objetivo orientar o cliente quanto a estes procedimentos.

O processo deve ser realizado por profissional qualificado e experiente na montagem de amplificadores de alta potência. Não deve ser realizado por pessoas não habilitadas a instalação de equipamentos de telefonia profissional.

Recomenda-se que o sistema seja instalado em duas torres distintas, a primeira, torre coletora, para captação do sinal da estação rádio base e a segunda, torre servidora, para envio do sinal para o local a ser atendido.

O aparelho amplificador de sinal deverá ser instalado entre a torre coletora e a torre servidora. Recomenda-se a construção de abrigo para o aparelho amplificador de sinal.

Preferencialmente a antena coletora deverá ficar de costas para a antena servidora e a uma distância mínima de 30 metros entre as torres (Repetidores de 05 e 10 Watts). Para repetidores de 02 watts e amplificadores pode ser utilizado torre única com espaçamento mínimo de 15 metros. Tal procedimento tem como objetivo evitar a interferência de uma antena pela outra.

A antena coletora deverá estar apontada para a estação rádio base da operadora. A antena servidora deverá estar apontada para o local a ser beneficiado com o sinal celular.

Verificação do Sistema

Antes de ligar o repetidor, teste todos os cabos da antena, veja o protetor de surto de RF, o aterramento de torres e/ou postes, de protetores e do repetidor.

Ajuste o aparelho de acordo com a instruções de configuração (páginas 06,07 e 08 deste manual). Após a conclusão de ajuste, feche a porta do chassis do aparelho.

Use aparelhos de telefonia móvel para verificar a intensidade do sinal e a qualidade de conexão com pelo menos 20 pontos selecionados da área coberta.

A intensidade do sinal deve estar completa em pelo menos 90% das áreas testadas. Áreas com intensidade de sinal de duas barras ou menos deve ser inferior a 5%.

A conexão deve ser clara, sem interrupções frequentes da ligação (caindo). Se resultado não cumpriu a expectativa, repita os passos de instalação e realize os ajustes necessários.